OS PAIS DO GOLFE PARTE 1: ALLAN ROBERTSON.
Hoje começo uma série de 5 partes sobre os PAIS DO GOLFE. Vale a pena cada uma delas!
Começando com Alan Robertson.
Ele morreu moço, mas viveu os seus 44 anos intensamente e abriu caminho para a
expansão do golfe como o conhecemos hoje. Robertson nasceu em St. Andrews na Escócia em 11 de setembro de 1815 e veio a falecer em 1º de setembro de 1859 na mesma cidade.
Em meados do século 19, o golfe era jogado principalmente por cavalheiros abastados, pois os tacos e bolas feitos à mão eram caros. Os profissionais ganhavam a vida jogando para apostar, transportar, fazer bolas e tacos e instrução. Robertson foi o mais famoso desses profissionais. A tradição diz que o próprio Robertson nunca foi derrotado como jogador quando jogava por dinheiro. Ele às vezes jogava com sua capacidade reduzida para dar chances aos oponentes. Ele geralmente é considerado o melhor jogador de golfe de 1843 em diante, mesmo após a chegada das famílias Park e Morris. Robertson derrotou Sir Willie Dunn (deve ser parente do querido amigo Kenny Dunn do Bastos Golfe Clube), de Musselburgh, que foi reconhecido como o melhor jogador na época, em um grande desafio em 1843; os dois jogaram 20 rodadas em 10 dias, com Robertson saindo vitorioso. De fato, Robertson foi o primeiro a pontuar abaixo de 80 no Old Course em St Andrews, o que ele fez um ano antes de sua morte, jogando com uma bola chamada guttie.
Robertson foi considerado o primeiro fabricante de bolas e tacos do seu tempo, e exportado suas mercadorias em todo o mundo. Foi um negócio lucrativo com um mercado cada vez maior. O negócio foi originalmente criado por seu avô, que o passou para seu pai antes que o próprio Robertson finalmente o herdasse. Hoje, uma bola de Robertson com seu carimbo “Allan” é muito apreciada e valorizada pelos colecionadores.
Robertson também era greenkeeper e melhorou significativamente o Old Course, ampliando seus greens, para permitir o aumento da popularidade do golfe. O fluxo de jogo com tee-time nas saídas, as distâncias variadas dos buracos, as estreitas faixas de fairway no Old Course e mais tarde levou ao estabelecimento de enormes greens duplos, virtualmente únicos na Escócia. Estes foram ocasionalmente imitados no design moderno do golfe. O primeiro trabalho de desenho de campo de golfe de Robertson, no qual foi auxiliado pelo Old Tom Morris, foi em Carnoustie em 1842, quando os dois fizeram dez novos buracos. Carnoustie gradualmente evoluiu para um dos melhores campos do mundo.
Morte.
Seu túmulo está no cemitério da Catedral de St. Andrews, a oeste da torre do sino central. É um obelisco de arenito com seu retrato esculpido. Seu epitáfio diz: “Allan Robertson – que morreu em 1º de setembro de 1859 aos 44 anos. Ele era muito estimado por seu valor pessoal e por muitos anos foi reconhecido como o campeão de golfe da Escócia.” E em sua homenagem nasceu o The Open em 1860.
Dizer mais o que? Sensacional!
Exelente Materia.
Bom saber da História dos Esportes e seus personagens. Nada vem fácil.